Visitando um colega…

28 07 2010

Como os visitantes deste blog já sabem, há algum tempo venho operando com alguns momentos de grande surpresa na faixa de 11 metros. E ela é muito mais que a bandalheira promovida pelos caminhoneiros nos 40 primeiros canais. Com boas condições de propagação já trabalhei vários países do Hemisfério Norte, além de Estados nas regiões Norte e Nordeste. Em uma das tantas vezes em que chamei “CQ DX” em 27555 kHz tive a surpresa de ser contestado por um colega da cidade. Certamente não foi um DX, mas serviu como oportunidade para que começasse um excelente intercâmbio de ideias.

Há pouco mais de duas semanas tive a oportunidade de visitar o colega Robson Carvalho, 3GB001. Além de ter deixado boa parte da minha estação para um melhor “casamento” (transceptor, linear e microfone de ganho), pude conhecer sua extensa coleção de QSLs e, claro, conversar muito sobre rádio.

Fica meu reconhecimento: os QSLs de 11 metros são um espetáculo à parte e o pessoal tem o prazer de enviar materiais dos mais diversos. Como exemplo, segue uma foto do próprio Robson com uma espécie de pano decorativo alusivo ao condado de Devon, no sudoeste da Inglaterra:

Abaixo está a foto de algo que chamaria a atenção de qualquer pessoa que goste de rádio: um receptor valvulado Telefunken E 127 Kw/4-B

Gostaria de agradecer a hospitalidade do colega Robson. Sem dúvida foram momentos de muita troca de conhecimentos e que certamente se repetirão. E, para quem gosta de rádio e tem um colega próximo, não deixe de visitá-lo. Você não se arrependerá!

Anúncios

Ações

Information

3 responses

2 08 2010
Ren

Ola Ivan Parabéns pelo site esppero escutar o amigo nos 11 metros, estou sempre chamando em 27.555 Ren 3trc002, visita nosso site http://www.3trc002.webs.com

4 08 2010
Adalberto Marques de Azevedo

Amigo Ivan,

Eu tenho um KW igualzinho a este…
O meu está em estado de novo, pois foi da última remessa fabricada e nem chegou a entrar em serviço, sendo vendido em um lote que um amigo de BH comprou (Rodrigão).
Eram 10 aparelhos KW e alguns estavam com deifeito.
Ele me pediu para recuperá-los e escolher um para mim, como pagamento.
Fiz o serviço, até com facilidaded pois os defeitos eram muito comuns (capacitores vasando e mau contato na comutação das bandas.
Em seguida, informei ao Rodrigão, que estavam prontos e existiam dois que eram praticamente novos, e ele me deu um destes dois, que tenho até hoje.
Ele não é tão sensível nas frequências mais altas de HF, mas em Ondas Tropicais é sensacional.

Um abraço,

Adalberto

4 08 2010
Rodrigo de Araujo

Bacana, já tinha lido outros comentários sobre a faixa dos 11 metros e eu que não tenho hábito desta frequência, passei a considerá-la de outra forma.

É sempre bom expandir os contatos além rádio, estas amizades reais e não só radiofônicas é que fazem do hobby uma coisa interessante e dignificante, na medida em que os laços de amizade se fortificam pelo apoio mútuo.

O que esse Telefunken tem de robusto ele tem de beleza e segurança! uma beleza própria do rádio e uma certa segurança transmitida subjetivamente, é como se ele falasse ao operador: “fique tranquilo, sou um rádio capaz”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: