A Rádio Progresso e o furacão Mitch

18 07 2010

O artigo a seguir foi extraído da publicação “The Catholic Messenger”, de Davenport, Iowa, edição de 12 de novembro de 1998.

Os Dexistas talvez lembram que a Radio Progreso esteve no ar na década de 1970 e durante um breve período na de 1980. Tocoa, que está há 200km de Progreso é a localidade em que se encontra a Radio Mundial, que foi várias vezes captada em seu harmônico na frequência de 2860 kHz em torno de 1990.

Em El Progreso, uma cidade ao norte de Honduras muito castigada pelas chuvas, alguns Jesuítas tentaram levar um caminhão carregado de comida para as proximidades da cidade de Tocoa que estava isolada do restante do país devido ao alagamento de rodovias e a destruição de pontes. ‘Isso faz você se sentir pequeno e impotente no meio de tanta necessidade’, disse o Padre Jesuíta Joe Owens. ‘Muitas pessoas tinham perdido tudo e estavam sem ter para onde ir’.

 O Padre Owens é o gerente da Radio Progreso, uma emissora mantida por um grupo religioso. Ele exaltou o pessoal da emissora pelo seu ‘trabalho heróico’ que manteve a emissora no ar durante a crise, ajudando as pessoas a encontrarem membros de suas famílias e retransmitindo mensagens de emergência ao pessoal de resgate. ‘Tudo que eu tive de fazer foi deixar alimentos com eles, e assim a emissora esteve no ar’. Palavras do Padre Owens, nascido em Cambridge e que trabalha em Honduras desde 1984.”

Artigo disponibilizado no site do Dexista Don Moore e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: