Decodificando PSK31

30 06 2010

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo longo hiato quanto a atualizações do blog. Tive uma forte gripe há alguns dias. Para completar, compromissos pessoais, má propagação, ruído e ausência de novas confirmações fizeram com que não houvesse conteúdo para publicação.

E vamos ao novo! Dando prosseguimento a ampliação da escuta nas faixas de radioamadores resolvi tentar a captação de transmissões em modo PSK31. Apesar de não ter experiência na decodificação de tal modo confesso que o trabalho foi bem simples.

Pesquisando na internet encontrei vários softwares que inclusive tinham a possibilidade de decodificação simultânea de várias transmissões bem ao estilo CWSkimmer, porém, com eficiência muito aquém do esperado.

Acabei usando um software que há algum tempo já tinha instalado: MixW. Apesar de não ter a possibilidade de decodificação simultânea, o conteúdo captado é apresentado de forma bastante confiável. Com ele instalado e o modo devidamente selecionado bastava clicar nos pontos corretos do waterfall para obter a decodificação.

Mesmo não tendo de imediato conseguido muitas captações (culpa da propagação, e não do software), fiquei bastante satisfeito com o resultado. Contatos preliminares com os radioamadores ouvidos já foram efetuados e alguns já sinalizaram a possibilidade de envio do QSL.

Eis mais uma fonte de confirmações a ser aproveitada. Para encerrar, segue a tela do software durante o uso na faixa de 20 metros.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: