Segurança acima de tudo!

16 04 2010

Como vocês já devem saber, recebi no último final de semana a visita de alguns colegas da cidade que auxiliaram a montar antenas voltadas ao TV-DX. Tudo correu muito bem, a não ser alguns problemas detectados no dia seguinte e que em muito comprometiam a segurança do conjunto. Acima do rotor usei um tubo de alumúnio de 3 metros que corria risco de ao primeiro vento forte entortar por não possuir parede grossa o suficiente.

Acreditava as antenas ficariam onde estavam por um bom tempo e isso me deixou bastante chateado. Ao baixá-las, a base do tubo de alumínio entortou como latinha de refrigerante vazia. Tomei as seguintes medidas:

1 – Redução do tubo de alumínio de 3 para 2 metros.  Tal distanciamento é suficiente para manter o intervalo de 1 metro entre as as antenas, o que é recomendável para TV-DX;

2 – Inserção no tubo de alumínio de um tubo de ferro com parede grossa o suficiente para servir como sustentação secundária. O fabricante de tal tubo fornece material com proteção contra ferrugem. Além do mais, também é fornecedor para fabricantes de armas de fogo, ou seja, é algo muitíssimo resistente;

3 – Deixei maior sobra de coaxial para que o rotor possa trabalhar sem risco de danos ou mesmo à antena quando estiver girando.

Agora sim o sistema está completo e espero não lidar com ele tão cedo, pois é algo realmente trabalhoso. Resolvi registrar essa segunda etapa do trabalho para que todos que acompanham o blog tenham em mente questões de segurança e planejamento para que depois não tenham que ficar refazendo trabalho.

Abaixo está a foto definitiva (espero!) do conjunto de antenas:

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: