16 anos de Dexismo

23 12 2009

Posso dizer que há pelo menos um par de anos vinha adiando um relato que falasse um pouco sobre a minha história Dexista. Após ver um relato recheado de fotos no blog do Dexista sulafricano Gary Deacon decidi escrever algo.

Apesar de ter uma data oficial para meu início no hobby, o rádio sempre fez parte da minha vida. Lembro que quando minha família chegou em Sorocaba no ano de 1986 as TVs ainda não possuíam UHF embutido e, como essa é a única  faixa usada para transmissão de TV por aqui, até que comprássemos um conversor o rádio era o único meio que tínhamos para ter contato com o mundo. Some-se a isso o fato de a minha mãe sempre ter gostado muito de ouvir rádio para saber a hora certa durante os afazeres da casa e tínhamos um velho rádio com gabinete de madeira como o centro das atenções.

Naquela época minha mãe ouvia durante o dia todo a Rádio Vanguarda AM em 1210 kHz. A programação, na minha opinião, era de dar inveja as FMs de hoje. Muito do que ouvi naquela época serviu como referência para o que gosto de ouvir hoje. Além disso, algumas propagandas de anunciantes que já nem existem, mas que acabaram ficando na minha memória: Farmácia São Camilo, Banca do Correio, etc.

Eu tinha apenas 8 anos de idade e, certa vez às 18:00, lembro de ter ouvido na mesma emissora o locutor anunciar uma breve interrupção na programação para troca de transmissores. Perguntei o porquê disso a minha mãe e logicamente ela não soube explicar. Será que já era uma “queda” para conhecimentos relativos ao Dexismo?

Da mesma forma lembro de excelentes programas, como o que o saudoso Salomão Pavlovsky apresentava sobre esportes no horário de almoço (“O comentário imparcial, doa a quem doer”). Certamente seu conteúdo influenciou também a escolha do meu time de futebol preferido. Sim, eu não torço para nenhuma equipe da capital ou nenhum outro grande clube do Brasil. Tenho orgulho por ser torcedor do time da minha cidade e de desde sempre gostar muito do Esporte Clube São Bento.

Os anos foram passando e por conta da influência do meu irmão me interessei pela Eletrônica. Ganhei dele algumas revistas “Eletrônica Total” em que pude tomar contato, pela primeira vez, na coluna “Sintonizando Ondas Curtas”, com a possibilidade de ouvir emissoras de rádio de outros países em Português. Aquilo me deixou simplesmente fascinado, mas, como não trabalhava foi bastante difícil conseguir meu primeiro receptor. Era um modelo Philco muito simples e que apresentava problema na chave de ondas, mas que foi a porta de entrada para o Dexismo.

Os anos foram passando e por conta do contato com o Dexista Marcelo Toniolo dos Anjos aprendi muito sobre o hobby e numa bela tarde de 1993 redigi meu primeiro informe de recepção para a emissora HCJB, de Quito, Equador. Não tardou para que a confirmação chegasse e eu ficasse literalmente “viciado” em receber e enviar cartas. Houve uma época em que todos os dias eu recebia ao menos uma carta. Isso inclusive motivou a curiosidade do carteiro que atendia a minha região quando pela primeira vez ganhei uma camiseta de uma emissora (Ternura FM, de Tatuí/SP). Expliquei a ele sobre o hobby, mostrei minha pasta de confirmações e se hoje não é Dexista, ao menos é alguém mais teve contato com o nosso hobby.

Muita coisa mudou desde então: adquiri outros equipamentos, vi a política de respostas das emissoras piorar bastante bem como a quase extinção do idioma Português das ondas curtas e o desaparecimento de muitas emissoras. Passei até mesmo por um período em que abandonei o Dexismo (1997-2000), mudei muito meu gosto quando o assunto são suas vertentes (gosto de utilitárias e atualmente de FM) e, acima de tudo vejo que nosso hobby ainda tem muito brilho e muita coisa boa a oferecer para quem for insistente e quiser ir além.

Para quem acha que a influência do Dexismo em minha vida acabou por aí, tenho mais uma para contar: hoje tenho a felicidade de trabalhar na área de telecomunicações de um órgão público estadual.

Espero daqui 17 anos escrever sobre ainda mais capítulos relacionados com esse hobby que considero dos mais completos por oferecer uma gama gigantesca de conhecimentos.

Segue a imagem do meu primeiro QSL:


Ações

Information

Deixe um comentário

