As OC/OT brasileiras em 1949

1 12 2009

Ao ver o vazio que tem estado minha caixa postal, vendo a edição de 1949 do World Radio Handbook, sinto saudades de algo que não vivi. Foi uma época em que as emissoras demonstravam claro interesse em receber informes de recepção e confirmá-los.

Apesar das dimensões continentais, era fato que o nosso país ficava muito atrás de nações da região com extensão territorial menor. Exemplos: Venezuela, Equador e Peru. Infelizmente acredito que tal fato levava ao isolamento da população de várias regiões do nosso país.

Eis o panorama há 60 anos:

4825 – Rádio Educadora – Parnaíba/PI
4865 – Rádio Clube do Pará – Belém/PA
4895 – Rádio Baré – Manaus/AM
6000 – Rádio Inconfidência – Belo Horizonte/MG
6016 – Rádio Clube de Pernambuco – Recife/PE
6085 – Rádio Jornal do Commercio – Recife/PE
6095 – Rádio Difusora – São Paulo/SP
6105 – Ceará Rádio Clube – Fortaleza/CE
7410 – Rádio Anchieta – São Paulo/SP
9565 – Rádio Jornal do Commercio – Recife/PE
9610 – Rádio Tamoio – Rio de Janeiro/RJ
9720 – Rádio Nacional – Rio de Janeiro/RJ
9770 – Rádio MEC – Rio de Janeiro/RJ
11720 – Rádio Nacional – Rio de Janeiro/RJ
11765 – Rádio Difusora – São Paulo/SP
15145 – Rádio Jornal do Commercio – Recife/PE
15150 – Rádio Difusora – São Paulo/SP
15165 – Ceará Rádio Clube – Fortaleza/CE
15190 – Rádio Inconfidência – Belo Horizonte/MG
15370 – Rádio Tamoio – Rio de Janeiro/RJ
17850 – Rádio Nacional – Rio de Janeiro/RJ

Emissoras: 12
Frequências utilizadas: 21
Estados com transmissores em OT/OC: 08

Em comparação com 1948, houve um leve aumento de emissoras e frequências utilizadas: de 10 para 12 e de 17 para 21, respectivamente. O número de estados presentes permaneceu igual.

E com esse panorama lento de crescimento, mês que vem chegaremos ao ano de 1950. Até lá!

Anúncios

Ações

Information

One response

26 12 2009
Adalberto DXCB

Amigo Ivan,

Não resisti a tentação de pesquisar sobre algumas das emissoras existentes em 1949 (ano de meu nascimento)… e te repasso um pouco das informações que encontrei…
4825 – Rádio Educadora – Parnaíba/PI
Esta emissora, não existe mais em Ondas Tropicais, era a mais antiga emissora do Paiuí, tendo como data oficial de fundação 03 de maio de 1940; somente depois dela é que surgiram a Rádio Difusora de Terezina, ambas criadas por Alcenor Sérgio Madeira.
Esta emissora surgiu 18 anos após o surgimento da primeira rádio no Brasil.
E a história conta que a Rádio Educadora nasceu com a transferência do “rádio-técnico Evaldo Carvalho, que trocou Fortaleza por Parnaíba, onde instalou sua oficina numa dependência do escritório de Alcenor Madeira, à época, um revendedor de rádio – receptores”.
Os dois foram responsáveis pelas primeiras experiências com o rádio em Parnaíba, empurrados que foram pela necessidade de aparelhagem que ajudasse no labor cotidiano da oficina:
Quando das experiências de calibragem do rudimentar aparelho de fabricação de Evaldo e Alcenor, notaram eles que o oscilador estava extraordinariamente potente para os fins a que destinava, pois sua onda causava interferência nos receptores vizinhos. Foi quando de ambos os experimentadores surgiu a lembrança de adaptar uma antena ao oscilador, o que foi feito imediatamente. Logo depois, Evaldo saiu percorrendo as casas da vizinhança e com satisfação, notava que uma intensa onda de rádio-freqüência estava chegando a todos os rádios-receptores.
Fonte: http://www.revistafenix.pro.br/PDF9/3.Artigo.Francisco_Alcides_do_Nascimento.pdf

4865 – Rádio Clube do Pará – Belém/PA
A Rádio Clube do Pará surgiu cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923. A data da transmissão inaugural da Rádio Clube foi 22 de abril de 1928. O evento foi comemorado com um coquetel em grande estilo, já que era considerado um acontecimento sem precedentes para a época. À frente deste grande empreendimento, estavam os pioneiros Roberto Camelier, Eriberto Pio e Edgar Proença.
A emissora está nas mãos da família Barbalho desde 1986, e hoje opera em OT em 4885 kHz com 2 kW, e em OM na freqüência de 690 kHz.
Fonte: Site da emissora, em http://www.comtatodigital.com.br/radioclube/historia.html

4895 – Rádio Baré – Manaus/AM
A Rádio Globo Manaus, emissora afiliada ao Sistema Globo de Rádio, deixa de veicular a programação da Rádio Globo Brasil, neste sábado 30 de maio.
Há dois anos integrando a rede, a Rádio Baré, a mais antiga emissora de Rádio do Amazonas, abrange todo o Estado do Amazonas, por meio de duas ondas: Amplitude Modulada (AM) 1440 kHz e Ondas Tropicais (OT) 4895 Khz.
A emissora (Rádio Baré), a partir de meia-noite deste sábado (30), passará a veiculará programação da Rede Aleluia de Comunicação, da Igreja Universal do Reino de Deus.
Fonte: http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Brasil/2009/05/29/emissora+de+manaus+deixa+de+transmitir+programacao+da+radio+globo+6400942.html

6000 – Rádio Inconfidência – Belo Horizonte/MG
A Rádio Inconfidência de Belo Horizonte continua firme em Ondas Tropicais, somente mudou a freqüência para 6.010 kHz. Agora mesmo estou sintonizando-a para confirmar o que falo.

6016 – Rádio Clube de Pernambuco – Recife/PE
Rádio Clube de Pernambuco (também conhecida como Clube AM ou Super Rádio Clube), é a mais antiga emissora de rádio do Brasil. Realizou sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d’Uchoa, no Recife, em 6 de abril de 1919, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. Hoje não atua mais em Ondas Tropicais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_Clube_de_Pernambuco

6085 – Rádio Jornal do Commercio – Recife/PE
Rádio Jornal do Commercio, atualmente conhecida por Rádio Jornal é uma estação de rádio brasileira do Recife, Pernambuco. Foi fundada em 3 de julho de 1948, por F. Pessoa de Queiroz, empresário e político paraibano.
Também é outra emissora que abandonou as Ondas Tropicais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_Jornal

Um grande abraço,

Adalberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: