Escutas durante o blackout

11 11 2009

Como todos já sabem, na noite de ontem tivemos um grande blackout que atingiu vários estados do Brasil. Na hora em que ocorreu fiquei bastante irritado, pois sem ventilador fica difícil aguentar um calor que beirava os 30 graus dentro de casa. Pensando se tratar de um problema local, tirei da tomada todos os equipamentos que estavam ligados e fui para a sala passar o tempo com meu Playstation portátil. Mais irritado ainda fiquei quando a bateria dele acabou uns 30 minutos após o uso pois eu tinha esquecido de carregar…

Como não conseguiria dormir com o calor que estava fazendo, liguei o rádio em FM e fiquei espantado quando vi que todas as emissoras com transmissores em Sorocaba estavam fora do ar. Imediatamente liguei a lanterna, peguei meu caderno de logs e comecei a fazerr anotações. O foco foi a escuta de emissoras nas mesmas frequências usadas por emissoras da cidade. Nenhum DX altamente espetacular foi obtido, mas ouvi estações que em condições normais jamais escutaria.

As emissoras identificadas foram:

92,9 – Mega FM – Ribeirão Preto/SP
94,9 – Nativa FM – Poços de Caldas/MG
99,7 – Diário FM – Ribeirão Preto/SP
100,5 – Clube FM – Ribeirão Preto/SP

Infelizmente não consegui identificar três emissoras:

91,1 – Plenitude FM. Pirata? Pseudocomunitária?
96,5 – ?. Programa “Love touch”
102,7 – ?. Programação de Rede Aleluia

Agradeço se alguém tiver alguma pista que ajude na identificação.

Ajudou muito nas escutas uma lista impressa que tenho com todas as emissoras já ouvidas. Lamentei não poder usar minha antena externa com rotor, mas sem energia seria difícil mesmo…

Usei durante o período nada mais que o receptor portátil Kchibo D96L e sua antena telescópica. Graças a um equipamento muito bom, que não custou mais que R$160 (com frete e impostos!), o período de blackout foi bastante produtivo. Para os que não conhecem essa pequena maravilha de uma marca que no passado teve muitíssimo preconceito, segue uma foto:

D96L

Após a meia-noite (horário local), já cansado por conta do calor e por ter trabalhado na noite anterior e dormido pouco no dia seguinte, fiquei ouvindo a Jovem Pan  em ondas médias com muitas informações, prestação de serviços e entrevistas sobre o blackout até que, por volta das 02:00 decidi dormir.

Quando a TV se tornou popular, muitos falaram sobre o fim do rádio. Quando da popularização da internet, muitos falaram o mesmo. Este episódio deixou claro como os que creem nisso estão enganados.

Fora o calor, foi muito interessante poder ouvir canais em que o bloqueio é absoluto. O único ponto negativo foi ver que meu gravador de MP3 é uma desgraça em termos de interferência na faixa de FM. Me surpreendeu tal fato, pois em OM/OC ele é absolutamente silencioso. Como meu gravador de fita K7 está emprestado, infelizmente fiquei sem ter como registrar as captações obitidas.

Ações

Information

Deixe um comentário

