Antena para 6 metros

6 11 2009

É de conhecimento geral entre os que gostam do Dexismo em FM/TV que aberturas do tipo “E esporádica” tem seus indícios primeiramente nas faixas de 11 e 6 metros. Há quase dois meses comprei uma antena da Electril para a faixa de 6 metros, mas por conta do mau tempo e também pela falta dele ela ficou encostada. Como a temporada de Es já começou decidi planejar tudo de forma que a antena fosse erguida durante esta semana.

Fui executando pequenas tarefas do processo durante os dias anteriores de forma que no dia em que ela seria erguida tivesse apenas isso e nada mais para fazer. Foi o que aconteceu hoje. O único trabalho foi o de colocar as antenas no mastro e erguer.

A etapa restante é a de fazer soldas nos conectores que estão dentro do meu quarto, colocar o SDR-IQ para funcionar em conjunto com o Icom IC-R7000 e começar a diversão.

Na foto abaixo estão as antenas para a faixa de 6 metros da Electril, bem como a discone. O objetivo é usar a antena da Electril + SDR-IQ + Icom IC-R7000 para trabalhar na faixa de 6 metros. Com a antena discone, fazer um trabalho mais “genérico” de scan na faixa baixa de TV/VHF em conjunto com a unidade de sintonia D100. Estou bastante confiante quando a eficácia do conjunto.

Nos próximos dias espero poder postar por aqui minhas primeiras impressões sobre a eficácia de todo o sistema. Por enquanto deixo aqui o registro das antenas sob o céu nublado de Sorocaba:

Discone / Electril

Anúncios

Ações

Information

2 responses

16 01 2011
Antonio Carlos

Caríssimo Ivan;
Sou amante dos 6 metros. Me informe como está a sua estação e os DX’ers que você tem realizado. Qual o modelo de antena que você usa atualmente. Tenho uma antena vertical e o rendimento dela não é satisfatoírio.
Aguardo informação.
73.
PR7AH – Antonio Carlos.
João Pessoa – PB.

19 01 2011
Ivan

Antonio,

Há algum tempo baixei tal antena por conta de uma reorganização no conjunto de antenas que fiz. Na verdade usava ela para auxílio na detecção de aberturas do tipo E esporádica. Na atualidade estou usando um conjunto mais simples por conta da questão de espaço (Antena discone + balun + unidade de sintonia D100).

Grato pelo contato!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: